Galeto’s

Reposicionamento de imagem, arquitetura de loja conceito, desenho de mobiliário e reestruturação do cardápio

2005

 

Nascida na cidade de São Paulo, em 1971, a tradicional rede de restaurantes Galeto’s é uma empresa familiar que conta com 500 funcionários, distribuídos em suas 11 unidades. A especialidade é o Galeto, assado em forno de carvão e temperado com uma receita especial mantida em segredo há anos.

 

O Galeto’s procurou a LabMattar em um momento de transição, no qual a gestão da empresa era passada do pai para os filhos. Neste período, a rede apresentava uma imagem difusa, mesclando a identidade de um restaurante tradicional – atraindo “senhores de idade” que lembravam da marca – e uma imagem de fast-food, que atraía executivos pela praticidade da comida. Ao privilegiar este último conceito, o Galeto’s começou a perder a tradição, competindo por preço em um mercado “sem marca”, e atraindo apenas o público local, que em sua maioria era masculino.

 

Na tentativa de resgatar o “Glamour”, a empresa pretendia contratar uma chefe de cozinha para sofisticar o menu. O enfoque em grelhados e carnes de forma geral, além da característica de fast-food, afastava o público do jantar ou do consumo à noite. Diante deste cenário, a LabMattar enfatizou a criação de pratos mais leves, como saladas e vegetais, e opções mais descontraídas, como hambúrgueres. Tais pratos, além de ter uma maior aderência do público noturno, tinham também características mais femininas.

 

Dando continuidade ao projeto, a LabMattar fez o diagnóstico da imagem do Galeto’s e identificou suas potencialidades. Assim, foi criada a assinatura: Galeto’s. Tradicional e contemporâneo. Nesta reconstrução da identidade, prevaleceram os conceitos relacionados ao resgate da tradição e à incorporação da modernidade. A ambientação privilegiou a descontração, com o uso de elementos da marca em objetos feitos a partir de mãos femininas, fruto da inclusão social proporcionada pelo projeto. Nesse sentido, o trabalho artesanal foi aplicado desde os ornamentos confeccionados com miçanga até o galeto no porta-folheto presente nas mesas.

 

O uso da madeira trouxe um caráter mais aconchegante ao ambiente, convidando o público a uma refeição ou aperitivo sem pressa. Além disso, por ser orgânica, a madeira relaciona-se bem com os alimentos. De modo geral, os materiais propostos contribuem para a preservação do meio ambiente e, na medida do possível, foram implantadas madeiras de demolição, madeiras certificadas pelo FSC, papeis reciclados, etc.

 

Descartando a idéia de sofisticação que o Galeto’s pretendia seguir, a LabMattar trabalhou os conceitos para a reformulação de um restaurante descontraído – como sempre foi –, com tradição, mas ao mesmo tempo moderno e despojado.

 

Para testar na prática as mudanças propostas no projeto, a LabMattar aplicou a nova identidade em uma loja piloto, desde a fachada ao prato. Os conceitos foram implantados em mais uma das lojas, e, nas outras, foi inserido parcialmente (sinalização e mudança do cardápio).