Com quase um século de vida e muitos altos e baixos ao longo de sua história, a Vinícola Salton mostra que investir na qualidade dos produtos e na imagem percebida pelo consumidor traz resultados altamente positivos. A empresa, fundada em 1910 em Bento Gonçalves, e com filial em São Paulo desde 1948, possuía uma imagem muito associada a produtos populares, como o conhaque Presidente, que já chegou a representar 90% do faturamento da companhia. Em 2000, a Salton passou a investir na produção de vinhos finos, mas as melhorias desta nova fase ainda não haviam sido assimiladas pelos consumidores.

 

A LabMattar fez um trabalho de redirecionamento da imagem da empresa, começando pelo nome, que passou de “Vinhos Salton” para “Vinícola Salton”. A partir daí, foi realizada a revitalização da marca e a criação e redimensionamento de rótulos. A marca antiga, baseada no escudo da família Salton, apesar de centenária, era pouco percebida pelo mercado, além de estar associada a vinhos de menor qualidade. O novo direcionamento procurou manter a inspiração do tradicional brasão, mas desta vez seguindo a tendência da desconstrução de imagens. Assim, foi mantida a relação com a tradição na nova marca, aliando-a a uma estética mais atual. Esse processo também conferiu maior flexibilidade à marca, tornando possível sua aplicação em diversos materiais.

 

Uma das principais estratégias no reposicionamento da imagem da Salton diz respeito ao trabalho de naming desenvolvido. Não existia um nome forte para representar os vinhos brasileiros, já que as poucas vinícolas que se destacavam no país procuravam se aproximar dos estrangeiros, sobretudo os italianos e franceses, na criação dos nomes e na aparência dos rótulos. Apostando na brasilidade dos produtos, a criação buscou no nosso idioma a inspiração para desenvolver vinhos com uma identidade própria. Daí surgiram os vinhos Talento e Desejo, considerados os melhores do Brasil, conquistando uma série de prêmios e títulos. Após três anos de trabalho, a Salton firmou-se como uma das maiores e melhores vinícolas do país, além de representar o Brasil na produção de vinhos finos.

 

Os Rótulos Salton Desejo e Salton Talento foram premiados na 8ª Bienal de Design Gráfico na categoria Design de Embalagens.