Concepção de conceito para loja do SESC Bertioga. Desenvolvimento de sistema visual, visando a aplicação em produtos com enfoque em meio ambiente, 2003.

Aplicação da identidade em embalagens, papelaria, canecas, aventais, raquetes, sacolas em lona, camisetas em tecido natural, entre outros.

2003

Atuando nas áreas da Educação, Saúde, Lazer, Cultura e Assistência, o SESC – Serviço Social do Comércio – é uma entidade voltada para o bem-estar da sociedade, com a filosofia de oferecer serviços a preços acessíveis às camadas menos favorecidas da população. Presente em todas as capitais do Brasil, e em cidades de pequeno e médio porte, o SESC possui mais de seis décadas de história, sendo referência mundial no campo das instituições de cunho social.

 

A LabMattar foi procurada, inicialmente, para aplicar a marca do SESC em um jogo americano, em um boné e em uma caneta, que seriam vendidos numa das unidades da entidade, o SESC Bertioga. Por se tratar de uma cidade litorânea, houve um cuidado para que a aplicação fosse menos institucional, com um clima mais leve e praiano. Ao analisar o potencial do cliente, foi observado que não existia um único produto de conveniência que levasse a marca no sentido de transmitir um conceito. Assim, a LabMattar sugeriu uma linha de produtos associada a uma experiência de marca. Em uma primeira etapa, foram oferecidos 29 produtos, que seguiram um conceito específico. O estúdio acabou criando uma loja de conveniência e, na segunda etapa, desenvolveu 135 produtos, os quais são vendidos até hoje.

Tudo isso foi possível graças ao trabalho de potencialização da identidade do SESC e dos valores que ela já agregava. Após uma análise sobre os pontos que tangenciavam marca e público, percebeu-se que os conceitos que o SESC já trabalha estavam relacionados ao meio ambiente e a educação ambiental – palestras e workshops com biólogos e ornitólogos, cursos de jardinagem, inventários de plantas nativas, etc.

 

O conceito criado pela LabMattar levou em consideração as ações que o SESC Bertioga realiza em benefício do meio ambiente. Nesse sentido, as ilustrações e grafismos procuravam evidenciar a relação de interdependência entre o ser humano e as outras formas de vida existentes no nosso planeta. E assim foram criadas três figuras que poeticamente refletem o papel do homem em relação ao mundo em que vive. São elas; o homem planta, o homem peixe e o homem pássaro.

 

Além da parte gráfica aplicada às peças, foram desenvolvidos textos poéticos para explicar o conceito, que também foram inseridos nos produtos. Eles abordam um deslocamento da visão do homem em relação a si mesmo, em um processo de aproximação. No primeiro momento, percebe-se apenas a figura do homem interagindo com a natureza, mas, ao chegar mais perto, é possível ver que o homem é composto de muitos outros seres, os quais formam sua própria imagem.

O projeto foi um grande sucesso, e hoje o SESC está replicando o modelo de “produtos-conceito” em diversas lojas. O que seria uma simples aplicação da marca em poucos materiais transformou-se em um projeto de identidade visual e criação de linha de produtos, alinhados e alicerçados por um forte trabalho de conceituação.

 

Trabalho premiado na 7ª Bienal de Design Gráfico na categoria Miscelânea