Simone Mattar atua nas áreas de design, performance e gastronomia dentro de circunstâncias e espaços independentes, assim como diferentes plataformas de criação. Pesquisa a estética gastronômica sob o ponto de vista de seu potencial expressivo.
Trabalhou em Florença, Itália, com Andréa Rauch e Stefano Rovai, no Graphitti, onde participou de projetos de design ligados à área social e cultural. Expôs seu trabalho em Milão, representando as artes gráficas do Brasil. Atuou diversas vezes como diretora na ADG – Associação dos Designers Gráficos. Coordenou a exposição Bienal de Design da ADG, no SESC Pompéia, e criou a Comissão de Tecnologia e Design.
É criadora do termo “Gastroperformance”, um neologismo criado com o intuito de delinear contornos para uma nova forma de expressão. A proposta visa estabelecer um diálogo entre o design, a gastronomia e o campo das artes, potencializando a comida como experiência artística. A gastroperformance busca incorporar o pensamento crítico à disciplina da gastronomia, unindo diferentes expressões como dança, música, escultura e pintura ao ato de comer. Usa a materialidade do alimento como cores, texturas e formas e sabor para refletir diferentes temas. Simone Mattar realizou projetos para mais de 100 restaurantes e empresas relacionadas à área de alimentação e hoje dedica-se à projetos experimentais que realiza no Brasil e no mundo, em museus, galerias e espaços culturais.
Da experiência trazida da Itália, surgiu a inspiração para dar início a seu próprio negócio. Fundou a Mattar Design em 1990, atendendo a clientes de diversas áreas. Em pouco tempo, o estúdio alcançou um forte reconhecimento em design e conquistou confiança e admiração de profissionais e empresas. Mesmo diante do sucesso, a vertente inovadora falou mais alto, e o estúdio adotou um caráter mais experimental em suas concepções, realizando projetos a serviço da conceituação. Com isso, em 2006 a Mattar Design passou a se chamar LabMattar, um nome que incorpora um jeito novo de encarar os projetos, sob a esfera do comportamento e do desenvolvimento humano.